O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais se reuniram com a Câmara Municipal de Vereadores

por LEANDRO SOARES — publicado 21/03/2019 10h30, última modificação 23/04/2019 10h05

          Nesta tarde do dia 20/03/2019, se reuniu no prédio da Uai/Tec, sede provisória da Câmara de vereadores, o SindMoaz - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Monte Azul - MG, sob à presidência de Rodrigo Freitas Junior com os vereadores, no qual teve a presença de representantes de setores de obras, serviços urbanos e da saúde.

         O Sr. Rodrigo como representante legal dos servidores, apresentou a todos as ações que já formam tomadas pelo sindicato bem como foram lidas as comunicações oficiais endereçadas ao executivo e ao Ministério Público.  Quanto ao executivo, o prefeito Alexandre Augusto Fernandes de Oliveira, após várias reuniões tendo como pauta a reivindicação dos servidores quanto as atrasos dos salários que, desde o mês de Agosto/2017, vem ocorrendo com frequência e de forma rotineira.

         O servidores através do seu Sindicato fará uma paralisação dos serviços no dia 22/03 (Sexta-feira), em protesto aos atrasos dos pagamentos dos salários dos mesmos.   Em comunicado através de ofício ao Ministério Público foi relatado os questionamentos dos servidores e solicitando para que através da promotoria convocasse os esclarecimentos no que se refere aos pagamentos do salários como por exemplo, neste mês corrente o pagamento de fevereiro de parte dos servidores já aconteceram no dia 13/03, sendo eles dos cargos comissionados, da saúde , da Assistência Social e 60% da educação vinculados ao FUNDEB; e ficando de fora dessa lista os setores administrativos, de obras, serviços urbanos e os 40% da educação;  justificado o atraso  pela secretaria municipal de finança, por  falta de recursos suficientes do FPM (Fundo de Participação dos Municípios),  principal fonte constitucional de receita do município .Sinalizando desta forma, o pagamento do restante da folha dos servidores até o dia 31/03.  O sindicato sugeriu que a administração corte os seus gastos com cargos comissionados, alugueis, viagens, combustíveis, fornecedores entre outros gastos e assim equacionar as despesas de forma que regularize os pagamentos com data prevista e organizada. 

        O sindicato pede o apoio de todos os vereadores para que acione o executivo para buscar soluções imediatas para a adequação e previsão dos salários de todos os servidores para que recebam numa mesma data sem atrasos e com responsabilidade. Que faça uma fiscalização e acompanhamento dos recursos. O Vereador Francisco Diassis, declarou mais uma vez o alerta que emitiu desde o início do mandato do prefeito (2017), a atual condição que o município estava e como poderia chegar se não tivesse uma gestão comprometida com os gastos nos próximos anos.

       Orienta a todos os colegas vereadores e ao sindicato para que estejamos vigilantes e atentos para às reivindicações dos servidores, porque reflete na economia da cidade e consideravelmente dentro das famílias que precisam manter suas despesas básicas. O vereador Fabiano reitera a importância do Sindicato andar de mãos dadas com a Câmara de vereadores para fortalecer as reivindicações dos servidores. 

        O presidente da Câmara Silvio Araújo, se colocou a inteira disposição do Sindicato e que vai levar todos os questionamentos e reivindicações para a reunião Ordinária que aconteceria mais tarde. E que a Câmara não irá se omitir e se curvar ao executivo e que os vereadores sabem da sua importância e responsabilidade no que cabe a fiscalizar e acompanhar o executivo e buscar soluções para resolver os empasses apontados pelo sindicato.